Conceitos de saúde

Conceitos de saúde 1

A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo. A Organização Mundial da Saúde define a saúde como a inexistência de doença ou enfermidade. Diversas novas definições são usadas pra relatar a saúde. Não obstante, esses termos não são mutuamente exclusivos. Nesse post, revisarei alguns dos principais conceitos no campo da saúde.

Determinantes sociais da saúde

Os determinantes sociais da saúde são os fatores sociais e econômicos que sugestionam o estado de saúde individual. Estes fatores estão inter -relacionados e conseguem afetar a saúde de diversas maneiras diferentes.

Paradigma Biopsicossocial de Saúde

O padrão biopsicossocial de saúde e doença é fundamentado no conceito de que a doença é repercussão de uma interação complexa de fatores, incluindo fatores biológicos, comportamentais e sociais. Fornece uma visão mais holística da saúde e doenças e inclui uma abordagem mais pessoal para o tratamento de pacientes.

Suposição da salutogênese

A suposição da salutogênese pra saúde enfatiza a saúde e o bem -estar de uma pessoa. É uma abordagem holística da saúde, que considera toda a pessoa, incluindo os aspectos físicos, sociais e emocionais. Como consequência, este conceito pode fornecer uma estrutura teórica apropriada pros programas de reabilitação psicossocial.

Resiliência

A resiliência é um componente primordial dos sistemas de saúde. Poderá amparar os sistemas de saúde a se adaptarem a um recinto em transformação, ultrapassar os imprevistos e prosperar diante da hesitação. O desenvolvimento de sistemas resilientes requer uma mentalidade transformacional que permita que os atores do sistema de saúde adotem e gerenciem a vulnerabilidade inerente e a incoerência inerentes a cada circunstância.

Saúde mental

A saúde mental é um componente relevante do bem-estar físico e emocional. Manda como percebemos nosso universo e lidamos com o estresse. Ele também possui uma influência a respeito de como tomamos decisões e interagimos com os outros.

Saúde espiritual

A saúde espiritual é uma apoio essencial para a saúde emocional e física. Mas, diversos médicos tendem a impedir discutir questões espirituais. Os profissionais médicos devem diferenciar a conexão entre o bem-estar físico e espiritual, e a história religiosa e espiritual deve ser incluída no prontuário médico do paciente. As organizações de saúde também necessitam fazer parceria com líderes e corporações comunitárias pra chegar dúvidas sociais que afetam o bem -estar espiritual dos pacientes.

Saúde financeira

A saúde financeira é uma métrica primordial a achar para estipular a saúde geral de uma comunidade. Está relacionado à prática de cumprir as obrigações atuais e de resistir aos choques financeiros. Bem como inclui a inteligência de aprimorar a ocorrência financeira durante o tempo. A saúde financeira podes ser capacidade capturando renda, gastos e economias.